NOVO PROJETO EDUCATIVO

A educação é um encontro, um acontecimento que nos transforma desde dentro, porque toca o invisível e estimula o superar.

O Projeto Educativo do Colégio de Santa Clara reafirma, assim, o papel essencial que a escola assume enquanto instituição socioeducativa. Daí que a qualidade da formação, a capacidade de respostas a situações reais e a mobilização de recursos devem passar também pelo envolvimento da escola e dos seus agentes na procura de caminhos que conduzam a uma formação integral, adequada a todos os alunos. Pretende-se implementar dinâmicas de inovação, olhando o futuro com coragem e determinação. Somos uma instituição franciscana, vivendo segundo o espírito de Francisco de Assis. Assumindo-se a escola como agente de mudança, ambiciona-se a formação de cidadãos ativos, reparadores, dotando-os de ferramentas que lhes permitam tornar-se autónomos, fraternos, responsáveis e críticos, capazes de implementar a mudança no sentido do “cuidado da casa comum”.

Centramos a nossa ação na formação integral das crianças da Creche, Pré-Escolar e 1º Ciclo. Pretendemos ser uma instituição de qualidade que promove o desenvolvimento das capacidades intelectuais, humanas, emocionais, relacionais, espirituais, artísticas e desportivas dos alunos, privilegiando o empenho, o rigor, a disciplina, a reflexão e a interioridade, com a finalidade de que cada criança desenvolva plenamente as suas potencialidades, como protagonista no bem comum.

Acreditamos que conseguiremos formar cidadãos mais justos e preocupados com a ética do cuidado da vida e da ecologia integral, colocando os seus saberes e os seus talentos ao serviço do outro, reparando no invisível que “só se vê bem com o coração”.

Também a formação de todos os agentes educativos se revela de extrema importância, uma vez que a atualização e aperfeiçoamento constantes são essenciais para quem colabora no desenvolvimento e formação da pessoa humana. A vivência dos valores humanos e cristãos é para nós um pilar fundamental deste projeto, adquirindo especial importância o desenvolvimento transversal desses mesmos valores no trabalho quotidiano e sistemático desenvolvido na instituição.

Este é um projeto aberto que se concretiza noutros projetos, válido para o triénio 2020-2023 e é fruto do trabalho de comunhão, escuta, reflexão e ação de todos quantos fazem parte desta instituição, em (estreita) continuidade do projeto anterior. Pretendemos mobilizar toda a comunidade educativa em torno de objetivos comuns, de forma a projetar o futuro e educar com qualidade.

AnexoTamanho
Image icon cartaz PEE 2020.jpg3.53 MB